sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

PF desarticula quadrilha acusada de desviar recursos do Garantia Safra

A Polícia Federal em Juazeiro do Norte, no Cariri, desencadeou a Operação Conífera, nesta quinta-feira (17), visando desarticular um esquema criminoso de desvios de recursos públicos federais através do programa Garantia Safra, do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Em trabalho conjunto com a Controladoria Geral da União e o Ministério Público, a PF realiza buscas e apreensões em 12 residências investigadas no município de Cedro, no Centro-Sul do Estado. Os desvios teriam acontecido nos anos de 2008 e 2009. Segundo nota da Polícia, "operação envolve a participação de 50 Policiais Federais do Estado do Ceará e 13 servidores da Controladoria Geral da União".
Agentes federais buscam materiais que comprovem a fraude investigada e a ligação dos participantes. A partir dos documentos, uma ação penal deve ser instaurada para punir os responsáveis. A operação é conseqüência de um inquérito policial instaurado em 2009, que apura a distribuição ilícita de verbas de recursos públicos federais para os agricultores com perdas na colheita.
Em Cedro, representantes da prefeitura, parentes de servidores públicos, prestadores de serviço, comerciantes e outros funcionários públicos estão na mira da PF. "Os investigados poderão ser condenados na justiça federal por crimes de estelionato qualificado, peculato, formação de quadrilha e corrupção ativa e passiva", finaliza o delegado Alan Robson Alexandrino Ramos.

 * Ceará Agora

Nenhum comentário: