sábado, 5 de março de 2011

Dilma decide manter Roberto Smith na Presidência do BNB até o final de 2011

A presidente Dilma Roussef desistiu de mudar o presidente do Banco do Nordeste(BNB). Assim, o atual presidente Roberto Smith (foto) permanecerá no cargo durante todo o ano de 2011. A informação é destaque hoje na coluna Panorama Político do jornal O Globo. Na mesma resolução, Dilma decidiu manter na sua função o presidente do Banco da Amazônia(Basa), Abdias de Sousa Junior.
A disposição da presidente Dilma era oxigenar o BNB, daí a sua firme determinação de trocar o atual presidente Roberto Smith por um outro nome com perfil técnico. Depois de dois meses de mandato no Planalto, Dilma mudou de idéia e avaliou que o próprio Roberto Smith tem condições de promover alterações na instituição financeira nordestina para melhorar ainda mais o desempenho do BNB.
A manutenção de Roberto Smith no cargo de presidente do BNB é uma vitória pessoal dele. Com a posse de Dilma Roussef houve uma divisão do PT nordestino e de outras lideranças políticas da região sobre o melhor nome para a função, diante da recusa inicial do Planalto de vetar a continuidade de Roberto Smith.
Antes considerado nome descartado para permanecer no BNB, Roberto Smith deu a capacidade política de dar a volta por cima e convencer ao ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, e também ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, de que ele tinha condições de continuar no BNB. Segundo O Globo desta sexta, essa tese acabou por convencer a presidente Dilma. Mas, a permanência de Roberto Smith ainda não foi oficializada pelo Planalto.

Fonte: Ceará Agora

Nenhum comentário: