domingo, 6 de fevereiro de 2011

Não se faça de vítima

Durante os últimos anos, muito se tem discutido sobre os fatores que determinam o sucesso e a sustentabilidade da carreira executiva: competências técnica, responsabilidade, segurança no que faz, no que se planeja, entre inúmeros outros.
Entretanto, o sucesso e a sustentabilidade de uma carreira exigem muito mais do que isso. Elas demandam que os profissionais demonstrem uma abordagem pró-ativa e inconfundível  no desenvolvimento e gestão de sua carreira. Isto é, que eles assumam uma postura de construtores da própria historia e não de vítimas. Afinal, ninguém tem piedade do profissional mal sucedido.” Engana-se redondamente quem se faz de vítima.”
Ao longo de minha vida tenho me deparado com um número assustador de profissionais altamente competentes que se consideram por um motivo ou outro vítimas de diferentes circunstâncias:
Nenhum profissional, por maiores ou menores que sejam as suas deficiências e circunstâncias adversas, deveria se posicionar como “vítima” de seu meio-ambiente. Muito pelo contrário, ele deveria sim, agir de forma pró-ativa e segura.

Caro leitor, recomendo que nesse sentido, tome as seguintes providências:

  • Nunca culpe os outros pelos seus fracassos.
  • Gerencie sua carreira de maneira responsável.
  • Jamais espera que os outros façam por você aquilo que somente você pode fazer para si mesmo.
  • Não espere que a sorte bata a sua porta. Crie você mesmo às oportunidades à medida que caminha em busca de sua auto-realização e sucesso.
  • Imponha a si mesmo, todos os dias, metas bem definidas, a fim de criar ânimo, coragem e determinação para conquistá-las.
  • E, por último, nunca se queixe ou se lastime aos outros, porque 99% por cento de seus interlocutores não estão nem ai para as suas lamurias. O restante que poderia eventualmente ajudá-lo, muitas vezes, não tem condições ou disponibilidade para socorrê-lo.
Pense nisso e veja o que estar fazendo de errado!

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